A Educação Física no Processo de Inclusão de Escolares com Deficiência
Por Patricia Luciene de Carvalho (Autor), Jeifer Silva Bassa (Autor), Renan da Silva (Autor).
Em XVII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IV Conice - CONBRACE
Resumo
O objetivo deste estudo é relatar o posicionamento do professor de Educação Física diante do processo de inclusão escolar do sistema educacional público de Joinville, para crianças com deficiência. Esta pesquisa descritiva se divide em dois momentos. O primeiro em um diagnóstico do perfil dos professores de Educação Física, das escolas do 1º ao 5º ano, na rede pública estadual da cidade de Joinville-SC que atendem alunos com deficiência. A segunda fase, uma entrevista semi estruturada, aplicada a professores e alunos em uma destas escola. Foram visitadas 21 escolas e entrevistado 22 professores, e constatado 29 crianças com deficiência atendidas. Na segunda amostra foi entrevistado três profissionais, três crianças com deficiência cognitiva. O resultado foi o perfil de um profissional com mais de 40 anos, com nível escolar de pós graduação, que atua na área à mais de dez anos, porém relata que sente-se despreparado para realizar a inclusão com total fluência, necessitando de mais orientações e apoio em sua formação.