Resumo
A investigação tem como tema “A Educação Física no último ano do Ensino Fundamental: Construindo saberes significativos”, e seu objetivo principal é entender como os alunos vêm construindo seus saberes na disciplina de Educação Física, bem como quais os significados atribuídos a esses saberes. A pesquisa levou em consideração a trajetória percorrida durante o mestrado, bem como a trajetória profissional da pesquisadora como professora. A pesquisa-ação aconteceu em um Centro Municipal de Educação Básica, em um bairro periférico, na cidade de Barra do Garças – MT, na turma do nono ano A. A partir do planejamento com o professor da turma, a professora pesquisadora desenvolveu diferentes atividades pedagógicas com os alunos, utilizando alguns instrumentos de pesquisa, como o questionário, a roda de conversa gravada e o diário de campo. A análise dos dados coletados demonstra que os alunos vêm construindo saberes e atribuindo significados sobre a Educação Física, mas que, nem sempre esses saberes aprendidos são fáceis de serem identificados, precisando uma análise mais profunda, pois se evidenciou que quanto mais expresso pelo corpo o saber, mais difícil sua expressão verbal ou escrita. A Educação Física é entendida pela maioria como uma disciplina curricular e não só como um momento de lazer. Mesmo assim, consegue ainda envolver os alunos, que participam na maioria pelo gosto e não só pela obrigatoriedade. A Educação Física é vista como momento de aprender diferentes práticas corporais, bem como momento de conhecimento de diferentes saberes sobre o corpo e sua relação com o outro e com o mundo que o cerca. O estudo aponta que a prática da Educação Física está atrelada ao gosto, fazem porque gostam. Uma evidência de que o ensino está voltado ao protagonismo, no qual os alunos tenham mais liberdade e autonomia, bem como a partir de temas de seus cotidianos.