A educação física vinculada ao projeto ser e pertencer: Contribuições para o processo de transformação de uma escola municipal no Rio de Janeiro
Por José Carlos Vieira Junior (Autor), Ruth Mariani (Autor).
Resumo
Este artigo traz um relato de experiência descrevendo as estratégias utilizadas para a valorização da disciplina Educação Física e como as aulas e projetos desta área contribuíram no processo de transformação pelo qual passou uma escola do município do Rio de Janeiro. Estas atividades tiveram como características marcantes o estímulo ao trabalho coletivo, interdisciplinaridade, o protagonismo dos estudantes, a valorização e ressignificação do espaço escolar e da sua comunidade, mesmo em meio a uma conjuntura de avanço do conservadorismo e de ataques à educação pública. As atividades desenvolvidas estiveram totalmente vinculadas ao projeto pedagógico da escola (Projeto Ser e Pertencer), construído coletivamente, que tem como principais objetivos o fortalecimento das identidades dos membros da comunidade e da própria unidade escolar, além de despertar o sentimento de pertencimento. Ao mesmo tempo em que a disciplina Educação Física ia sendo ressignificada, a escola vivenciava um processo de intensa transformação por meio de ações coletivas envolvendo todas as disciplinas e segmentos da comunidade escolar. Os resultados mostram a disciplina escolar mais valorizada diante de toda a comunidade e uma escola renovada. Concluímos que com uma gestão participativa, um projeto pedagógico construído coletivamente e um planejamento bem estruturado é possível alcançar transformações positivas efetivas em uma unidade escolar e no desenvolvimento do processo de aprendizagem contribuindo assim para a melhoria do ensino público.