A educação inclusiva e seus efeitos no contexto da escola regular
Por Francisca Sueli Farias Nunes (Autor), Luiza Lúlia Feitosa Simões (Autor), Thaidys da Conceição Lima do Monte (Autor).
Parte de Quando os temas transversais/contemporâneos pedem passagem: mais valores humanos na escola, por favor! . páginas 62 - 77
Resumo
O processo de construção de uma escola inclusiva, alicerçado sobre sólidos argumentos históricos, teóricos e jurídico ganhou papel de destaque nos estudos de professores, pesquisadores e estudiosos há algum tempo. Assim, esta investigação buscou refletir sobre os impactos da política de inclusão dos alunos da Educação Especial no contexto da escola de ensino regular. A legislação brasileira preconiza a Educação como direito público subjetivo e apresenta marcos fundamentais para a perspectiva inclusiva quando assevera a igualdade de condições para o acesso e a permanência dos alunos na escola. Assim, a escola que durante anos construiu sua base educacional pautada no paradigma da segregação que separava os alunos em razão de suas diferenças, vivencia o grande desafio de rever suas práticas para ensinar todos os seus alunos