Resumo

Trata-se de um relato de experiência que consiste em apresentar a efetivação da lei 11.645/08 no programa residência pedagógica na disciplina educação física desenvolvidas pelos monitores do Programa Residência Pedagógica (PRP), no Subprojeto desenvolvido pelo Curso de Educação Física da Universidade Federal do Pará (UFPA) nas aulas de educação física da Escola Estadual Teodora Bentes (EETB). O subprojeto do programa possui a temática “AS PRÁTICAS CORPORAIS COMO AÇÕES HUMANAS NO TEMPO E NO ESPAÇO”, tendo como referência a lei 11.645/08, que tem como obrigatoriedade o estudo da história e a cultura Afro-brasileira e Indígena nas redes de ensino escolar. Assim esse trabalho visa perpassa a efetivação da Lei 11.645/08 pelo PRP na escola EETB durante as aulas de educação física, salientando a importância dessa abordagem no processo de desconstrução de preconceitos e discriminatórias provenientes de um pensamento histórico que precisa ser superado. O programa residência pedagógica iniciou para os monitores e preceptores muito antes das regências na escola, por volta do início do mês de novembro de 2022, a partir da iniciativa da coordenadora do subprojeto, com o intuito de fortalecer o conhecimento a ser ensinado nas aulas de educação física, tratou-se da implementação da Lei 11.645/08 nas aulas de educação física, a partir de reuniões de planejamento e realizando formações, com a finalidade de capacitar esses estudantes para o trato pedagógico com a Lei, mostrando a sua importância da educação no processo de desmitificações raciais e no combate aos preconceitos provenientes de uma sociedade historicamente influenciada pela cultura europeia. Durante estas formações foram enfatizados a história Lei de 10 de março de 2008 que surge com a intenção de levar o conhecimento da história e cultura indígena e afrobrasileira para o ensino fundamental e médio, públicos e privados nas escolas de todo Brasil. Incluindo no currículo oficial de ensino a obrigatoriedade da temática, valorizando as contribuições em todas as esferas sociais destas etnias na construção da sociedade brasileira (BRASIL, 2008).

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