Resumo

Introdução: Investigações quanto à epistemologia da prática de professores, professoras, treinadores e treinadoras de esportes tem ganhado relevância, na medida em que o desvelar de crenças, concepções e constituições de saberes de pedagogos e pedagogas tem substancial impacto sobre os processos de ensino, aprendizagem, vivência e treinamento (SILVA; SCAGLIA, 2021). Objetivo: Desvelar as epistemologias da prática proeminentes de professores e professoras de tênis, no contexto de iniciação esportiva, e verificar, sobre elas, a influência das chamadas emergentes tendências da Pedagogia do Esporte pela aplicação questionário idealizado por Silva; Leonardo; Scaglia (2021) e Análise de Conteúdo dos registros em diário de campo das aulas ministradas. Resultados: Os e as profissionais investigados e investigadas demonstraram antíteses quanto à definição de suas epistemologias da prática. Todos e todas demonstraram considerável identificação tanto com as teorias inatista, empirista (racionalistas) e interacionista (cientificamente emergente), a despeito dos pressupostos diametral e paradigmaticamente opostos entre cada uma delas. Ainda que, via de regra, primem por inserir os alunos e alunas no centro do processo de aprendizagem, flexibilizando a seleção e progressão dos conteúdos, de acordo com os níveis de evolução e respeito às individualidades biológicas, técnicas e táticas, o método aplicado para o ensino é, essencialmente, fundamentado pela abordagem pedagógica tecnicista, voltada ao desenvolvimento de gestos técnicos estereotipados e tipificados (BALBINOTTI, et al., 2004). Conclusão: O ensino – inclusive em uma modalidade esportiva, como o tênis – é uma prática social complexa e contradições epistemológicas estão presentes nas ações e intervenções pedagógicas (SILVA; LEONARDO; SCAGLIA, 2021). Todavia, os resultados apresentados evidenciam uma demanda quanto à conscientização das teorias que, de fato, sustentam os saberes profissionais e procedimentos efetivados no ensino do tênis na iniciação esportiva. 

Acessar