Resumo

O objetivo deste estudo é analisar a perspectiva de 123 alunas do ensino médio com idades entre 15 e 21 anos em relação ao futsal nas aulas de Educação Física ministradas em duas escolas estaduais da cidade de Corumbá-MS, a partir da compreensão sobre as experiências no futsal. A pesquisa é de natureza quali-quantitativa e utilizou um questionário para buscar informações sobre as significações das meninas sobre o futsal no contexto escolar. Os dados apontam que as mesmas ainda sentem receio ou vergonha em praticar esta modalidade esportiva, com isso, apenas 48% das alunas interrogadas confirmaram participar do futsal durante as aulas. A análise dos dados demonstra que grande parte das meninas não tem espaço/oportunidade no desporto, porém, há um aumento relativo no interesse da prática por parte delas. Considera-se a necessidade do desenvolvimento de práticas pedagógicas para manifestar a inclusão e igualdade no futsal elaborando assim, ações didáticas que sustentem a sistematização de um esporte que supere as barreiras culturais e também os preconceitos ainda emergentes no âmbito esportivo e escolar.

Referências

Abajo, J.M., Leonet, G.L., Gómez, R.G., e Morales, M.T.V. (2020). La programación deportiva: Qué lugar ocupan las mujeres? Revista Estudos Feministas, 28(2). https://doi.org/10.1590/1806-9584-2020v28n260585

Altmann, Helena (1998). Rompendo fronteiras de gênero: Marias (e) homens na educação física [Dissertação de Mestrado em Educação. UFMG]. https://repositorio.ufmg.br/handley/1843/FAEC-85ZJEJ

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