Resumo

Esta pesquisa faz parte da tese de doutorado intitulada “Caminhos formativos do primeiro corpo docente da Escola Superior de Educação Física do Pará (1950-1970)”, defendida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia. Um dos objetivos do trabalho foi identificar a realidade da formação de professores paraenses de Educação Física durante as décadas de 1930 e 1940. Metodologicamente, buscamos consultar bibliotecas e arquivos públicos na tentativa de desvendar os papéis que pudessem nos servir. Realizamos um levantamento de fontes documentais em diferentes acervos locais, nos quais encontramos artigos de jornais, decretos, leis, portarias, resoluções, fontes iconográficas etc. Como resultados, desvelamos que em 1942, por meio do Decreto-Lei n° 4.046, de 9 de junho, foi organizada a criação da Escola de Educação Física do Estado do Pará, subordinada ao Departamento de Educação e Cultura, a qual tinha como parâmetro o regulamento da ENEFD. Era reconhecida a necessidade de formar professores, devido à Constituição Federal de 1937 que, em seu artigo 131, considerava a Educação Física, o ensino cívico e os trabalhos manuais obrigatórios nas escolas primárias, normais e secundárias, não podendo nenhuma instituição escolar funcionar sem essas exigências

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