A Expectativa Não é Muito Boa Não. é de Desespero Mesmo! o Impacto Emocional na Prática Pedagógica dos Professores em Formação Inicial
Por Izabelle do Nascimento Pereira (Autor), Luis Eugênio Martiny (Autor), Pierre Normando Gomes-da-Silva (Autor).
Em Motrivivência v. 30, n 54, 2018. 16 Páginas. Da página 194 a 290
Resumo
O objetivo é compreender a relação do “viés de impacto” com a prática pedagógica dos professores em formação inicial (PFI), no Estágio Profissional Supervisionado em Educação Física (EPSEF-UFPB). Numa abordagem qualitativa e descritiva, a pesquisa realizou-se com estagiários matriculados na disciplina (EPSEF-UFPB) e utilizou para coleta: entrevistas semiestruturadas e protocolo de observação. A técnica de Análise de Conteúdo foi Categorial. Como resultados, nas categorias: emoções, aspectos motivadores e planejamento, os PFI criaram expectativas positivas e superestimaram o impacto emocional; suas ações pedagógicas foram influenciadas pelas emoções previstas; o planejamento foi flexibilizado e a motivação em estar no âmbito escolar diminui.