A Explicitação de Assunções a Partir do Estágio Supervisionado em Educação Física Escolar na Perspectiva do Autoestudo
Por Luiz Sanches Neto (Autor), Luciana Venâncio (Autor), Alan Ovens (Autor), Dawn Garbett (Autor), Lynn Homas (Autor).
Em REBESCOLAR - Revista Brasileira de Educação Física Escolar, n 3, 2018.
Resumo
Neste artigo exploramos a capacidade de desafiarmos as nossas próprias premissas a respeito do ensino. O que nos mobilizou para este autoestudo foi compartilhar perspectivas sobre o trabalho coletivo e colaborativo que vem sendo realizado no estágio supervisionado em educação física escolar da Universidade Federal do Ceará. O objetivo é interpretar como emergem as assunções sobre o ensino de dois(as) professores(as) formadores(as). Para isso, utilizamos colaborativamente o autoestudo como pressuposto metodológico para investigar o ensino de modo crítico. Implementamos o processo formativo por pares, com a realização do estágio em grupos, e essa estratégia nos fez repensar a nossa perspectiva como formadores(as) de professores, bem como a reconfiguração do trabalho de cada estagiário(a). Registramos as ações por meio de reflexões sistemáticas sobre as narrativas (auto)biográficas e as assunções elaboradas pelos(as) alunos(as) em três turmas de estágio. Por meio das sínteses escritas por cada turma, buscamos compreender elementos críticos que fundamentam a intervenção e evidências para pensarmos além do que a epistemologia da prática engendra em si mesma. Consideramos que o autoestudo fornece dicas e pistas que não podem ser desconsideradas nos processos formativos.