Resumo

Introdução: Pertencente ao tripé que constituem os objetivos de uma universidade, a extensão universitária vem se constituindo como um importante espaço de formação docente. (HIRAMA et al, 2016). Através dela, os futuros professores experimentam situações e questões que serão encontradas no seu ambiente de trabalho. Os mesmos autores afirmam que a participação prolongada em atividades acadêmicas oferece condições para que o discente perceba sua atuação ao longo do projeto, promovendo ajustes e adequações. Objetivo: A partir do exposto, o objetivo do estudo é verificar e discutir, por meio das impressões de graduandos, quais foram as contribuições que a participação em um projeto de extensão ofereceu para suas formações. Metodologia: Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com oito graduados do curso de Educação Física que participaram por pelo menos um ano em um projeto de extensão da UFRB, que ensina judô para crianças de 7 a 18 anos. Resultados: As principais contribuições alegadas pelos entrevistados foram: a) a antecipação de etapas em sua formação docente, como aprender sobre planejamento e avalição de aulas; b) a estimulação em realizar pesquisas e participar de eventos científicos; c) experiência docente como monitor de turmas e por consequência a preocupação em tornar-se exemplos para seus alunos; d) a participação no projeto como uma das suas maiores experiências formativas, pois o espaço foi considerado como seu laboratório, no qual poderiam errar, acertar e criar e; e) oportunidades de aproximação entre professor-aluno, que fez com aprendessem a conhecer a realidade dos seus alunos e assim intervirem de forma positiva a fim de contribuírem na formação dos seus educandos. Conclusão: Diante dos resultados concluímos que a participação no projeto de extensão contribuiu para a formação dos futuros professores de Educação Física, representando um importante mecanismo de formação acadêmica.