A Festividade do Círio de Nazaré e as Transformações do Arraial: Novas Práticas de Lazer na Afirmação do Turismo Religioso
Por Lucília da Silva Matos (Autor).
Resumo
Este artigo tem como principal objetivo analisar alguns processos de transformações na festividade do Círio de Nazaré e mais especificamente no Arraial de Nazaré com destaque para as ocorrências a partir da década de 1980, período no qual aconteceram grandes transformações nas festas populares com o aprofundamento da “globalização econômica e técnica” e a “mundialização da cultura” (ORTIZ, 2005, 2006a). A partir de então as festas populares, tornaram-se grandes atrativos de um mercado de bens e serviços culturais atraindo investimentos públicos e privados voltados a sua valorização. No caso do Círio de Nazaré há uma crescente ampliação dos eventos por toda a cidade de Belém e um gradativo esvaziamento do sentido de Arraial pela refuncionalização de um lugar público transformando-o em praça “sacralizada” e da transferência das atividades lúdicas públicas para espaço pertencente à igreja que mais recentemente sofreu novas intervenções tendo o turismo religioso como um dos principais objetivos.