Resumo

Introdução: O treinador/a é um ator no cenário esportivo fundamental para o desenvolvimento de pessoas e atletas dentro dos vários contextos esportivos, sendo fundamental uma formação sólida para atuar nesse papel. No entanto, pouco se conhece sobre o papel da formação acadêmica no desenvolvimento de treinadores/as experientes de esportes de raquete, como o squash. Objetivo: Analisar a formação acadêmica de treinadores de squash com mais de 20 anos de experiência. Metodologia: Após a aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa, três treinadores e uma treinadora de squash que apresentaram mais de 20 anos de experiência participaram do estudo. Os instrumentos utilizados para compreender as trajetórias dos participantes foram: (i) a construção conjunta de uma linha do tempo; (ii) uma entrevista semi-estruturada. Após a coleta e transcrição de dados, a análise temática foi realizada para atender ao objetivo do estudo. Resultados: Dos quatro treinadores, apenas um apresentou o ensino superior incompleto. O treinador (T2) e treinadora (T3) apresentaram ensino superior na área biológicas (Educação Física e Biologia), ao pass que o treinador (T4) realizou sua formação acadêmica no curso de Publicidade e Propaganda. Os treinadores (T2 e T3) relatam que a formação acadêmica ajudou nos aspectos de metodologia de ensino-treino como também anatomia, e para o treinador (T4) o curso auxiliou em termos de marketing e principalmente de comunicação. Todos os treinadores que apresentaram alguma formação acadêmica destacaram a importância da formação para além dos conteúdos dos cursos como: a comunicação e a construção de relações entre colegas e professores. Conclusões: Apesar da diversidade na formação acadêmica de treinadores de squash experientes, aspectos fundamentais para a atuação de treinadores esportivos como construir relações e desenvolver uma boa comunicação puderam ser aperfeiçoados durante sua trajetória