A Formação Continuada de Professores de Educação Física Através da Educação a Distância: o Caef da Ufrgs no Plano de Ações Articuladas do Seb/mec
Por Sâmara Bittencourt Berger (Autor), Luciano da Rosa dos Santos (Autor), Guilherme Rocha Bittencourt (Autor), Helena de Souza Nunes (Autor).
Em XVII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IV Conice - CONBRACE
Resumo
O propósito deste artigo é descrever a formação continuada de professores desenvolvida pelo Centro de Artes e Educação Física da UFRGS para o Plano de Ações Articuladas do Ministério da Educação, através da Educação a Distância. Para tanto, fez-se um levantamento teórico e legal sobre a formação continuada de professores no Brasil, que serviram de base para o estabelecimento do Centro de Artes e Educação Física da UFRGS (CAEF da UFRGS), em 2003. No período de duração do projeto (entre 2003 a 2008), o CAEF da UFRGS ministrou cursos para cerca de 3400 professores. Com esta experiência, o Centro foi convidado pelo MEC para participar do Plano de Ações Articuladas, se encarregando da formação continuada de aproximadamente 3800 professores de Artes e Educação Física entre os anos de 2009 e 2010, em 11 estados brasileiros.