Resumo

Nossa motivação para a escrita desta produção se deu pela necessidade de compartilhar as experiências adquiridas no Programa de Iniciação à Docência (PIBID) desenvolvido na Escola de Aplicação da UFPA (EAUFPA). Durante o processo de iniciação às atividades docentes enfrentamos diversos desafios na lida com as turmas, tais como: a organização e mediação do conhecimento. Como resultado destes desafios e para nortear a escritura deste texto elaboramos a seguinte pergunta problema: quais os limites e possibilidades enfrentados durante a formação de professores de Educação Física no PIBID-UFPA, realizado com turmas do 4º e 5º ano do ensino fundamental I da EAUFPA? Diante disso, o objetivo do estudo consistiu em descrever o processo de formação de professores de Educação Física no PIBID-UFPA, realizada com turmas do 4º e 5º ano do ensino fundamental I da EAUFPA.As interlocuções realizadas no texto foram estabelecidas através dos achados nas obras de Imbernón (2011), que trata da formação de professores; Freire e Shor (2021), que discorrem sobre formação de professores bem como sobre prática pedagógica e de Manoel (2011), que se debruça sobre a formação de professores, além do reforço à necessidade da experiência docente. Organizamos o texto em dois momentos: o primeiro momento tratou da formação de professores a partir da proposta do PIBID e também abordou as experiencias vivenciadas durante o processo. O segundo momento, o aprendizado para a prática docente que nós obtivemos através do estudo e da experiência.

Acessar