A Formação De Professores De Educação Física A Partir Do Programa De Iniciação À Docência Na Universidade Federal Do Pará
Por Mateus De Brito Costa (Autor), Maury Marcel Souza De Freitas Junior (Autor), Marília Patrícia Brandão Gomes Neno (Autor), Gabriel Lucas Alves Da Silva (Autor), Céres Cemírames De Carvalho Macias (Autor).
Em XXIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte. IX CONICE - CONBRACE
Resumo
Nossa motivação para a escrita desta produção se deu pela necessidade de compartilhar as experiências adquiridas no Programa de Iniciação à Docência (PIBID) desenvolvido na Escola de Aplicação da UFPA (EAUFPA). Durante o processo de iniciação às atividades docentes enfrentamos diversos desafios na lida com as turmas, tais como: a organização e mediação do conhecimento. Como resultado destes desafios e para nortear a escritura deste texto elaboramos a seguinte pergunta problema: quais os limites e possibilidades enfrentados durante a formação de professores de Educação Física no PIBID-UFPA, realizado com turmas do 4º e 5º ano do ensino fundamental I da EAUFPA? Diante disso, o objetivo do estudo consistiu em descrever o processo de formação de professores de Educação Física no PIBID-UFPA, realizada com turmas do 4º e 5º ano do ensino fundamental I da EAUFPA.As interlocuções realizadas no texto foram estabelecidas através dos achados nas obras de Imbernón (2011), que trata da formação de professores; Freire e Shor (2021), que discorrem sobre formação de professores bem como sobre prática pedagógica e de Manoel (2011), que se debruça sobre a formação de professores, além do reforço à necessidade da experiência docente. Organizamos o texto em dois momentos: o primeiro momento tratou da formação de professores a partir da proposta do PIBID e também abordou as experiencias vivenciadas durante o processo. O segundo momento, o aprendizado para a prática docente que nós obtivemos através do estudo e da experiência.