Resumo

A promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação 9394/96, que rege o atual siste-ma brasileiro de educação impõe, de forma inédita no país, a obrigatoriedade da educação física como componente curricular escolar e a Educação Infantil como primeira etapa da Educação Básica. A formação docente torna-se objeto de discussão quando, até dezem-bro de 2015, nenhuma diretriz determinava a obrigatoriedade do profissional da educação para lecionar neste seguimento. Este artigo apresenta uma pesquisa de natureza quali-tativa em cinco cursos de Pedagogia e Educação Física em uma universidade brasileira visando compreender como graduandos estão sendo formados para lecionar neste segui-mento. Os procedimentos metodológicos residiram na análise documental dos currículose ementas destes cursos e aplicação de entrevistas semi-estruturadas com licenciados, categorizadas segundo a análise de conteúdo proposta por Bardin (3). Wajskop (21, 22), Ayoub (2), Strazzacaapaa (16), Bento (4), Tardif (18), e Nóvoa (12) nos aportaram teoricamente. Como resultados observamos a falta de disciplinas de Educação Física nos currículos de pedago-gia, o despreparo e insegurança dos graduandos de pedagogia para dar aulas de Educação Física e as possíveis consequências causadas às crianças sob a regência de aulas não le-cionadas por profissionais formados em cursos superiores de Educação Física cuja prática é ainda visível no cotidiano das escolas brasileiras.

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