A Formação de Professores Universitários do Campo do Lazer: os Saberes (inter)disciplinares em Questão
Por Adriano Gonçalves Silva (Autor).
Em XVII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IV Conice - CONBRACE
Resumo
A temática do lazer tem despertado interesse de vários segmentos da sociedade, assim como tem suscitado pesquisas e publicações provenientes de diferentes áreas. Este estudo tem como objetivo investigar como os saberes provenientes das disciplinas da formação são significados e construídos ao longo da trajetória de professores universitários do campo do lazer. As pesquisas sobre formação e profissão docente apontam para a necessidade de revisão da compreensão da prática pedagógica do professor e compreensão do professor como mobilizador de saberes profissionais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que utilizou a combinação de dois procedimentos metodológicos, pesquisa bibliográfica e de campo. Diferentes disciplinas são concebidas pelos professores entrevistados como formadoras de saberes docentes. As disciplinas citadas envolvem as ofertadas no ensino médio, graduação e pós-graduação. Apesar da diversidade de conteúdos das disciplinas apresentadas, elas se referem a saberes que colaboram na compreensão do campo do Lazer e dos objetos de pesquisa dos professores, assim como na metodologia da pesquisa científica.