A formação de professores(as) de educação física: Um olhar para a implementação da licenciatura e seu desenvolvimento nos institutos federais
Por Rebeka Martins Florêncio de Sousa (Autor), Christiane Garcia Macedo (Autor), Larissa Beraldo Kawashima (Autor), Daniel Teixeira Maldonado (Autor).
Resumo
O estudo propõe analisar o processo de implementação das Licenciaturas em Educação Física nos Institutos Federais, buscando compreender as condições históricas e institucionais que possibilitaram sua consolidação, como as particularidades que caracterizam a formação de professores(as) nesse contexto. Com abordagem qualitativa, descritiva e exploratória, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com coordenadores(as) de cursos e analisadas pela análise temática. Os resultados indicam que os cursos emergem da expansão dos Institutos Federais e da obrigatoriedade legal de formação de professores(as), articulando educação básica, técnica e superior. A interiorização do ensino promove acesso de estudantes de regiões interioranas, contribuindo para inclusão social. Programas como PIBID e residência pedagógica aproximam os(as) licenciandos(as) da prática escolar, fortalecendo a reflexão pedagógica crítica. Sendo assim, a Licenciatura em Educação Física nos Institutos Federais não apenas consolida a formação inicial de professores(as), mas também atua como agente de transformação social e educacional nos territórios em que se insere.