A Formação do Professor: Contribuição do Processo de Estágio Supervisionado em Educação Física
Por Janaina Vargas Nascimento (Autor), Tatiane Tavares Ramos (Autor), Kalline Pereira Aroeira (Autor).
Em XVII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IV Conice - CONBRACE
Resumo
O presente artigo objetiva analisar como a produção do portfólio no contexto do estágio em Educação Física pode contribuir para a formação do professor. A pesquisa é de caráter qualitativo e de cunho bibliográfico, focalizando como fonte de análise: livros, revistas científicas da área, publicações avulsas e imprensa escrita. Conclui-se que o instrumento propulsor para a construção de saberes, o portfólio, possibilita em sua prática pedagógica a avaliação, reflexão e a formação do professor pesquisador de sua prática, tanto no processo de estágio supervisionado, quanto no cotidiano do futuro professor. Sugerimos novas investigações acerca do estágio e seus instrumentos formativos, tendo em vista as possibilidades de construção do saber e a relevante ferramenta pedagógica que pode ser o portfólio.