A Formação e o Conhecimento dos Futuros Professores do Curso de Licenciatura em Educação Física Frente a Inclusão de Alunos com Deficiências
Por Alessandra Silva Quadros (Autor).
Em XVII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IV Conice - CONBRACE
Resumo
O estudo investigou a temática da inclusão de alunos com deficiências no processo formativo do Curso de Licenciatura em Educação Física do Centro Universitário Metodista IPA. Como está preparando os futuros professores para a atuação na prática de inclusão com deficiências na escola regular. Justificou-se na preocupação em desenvolver investigações sobre a formação profissional e os conhecimentos sobre este tema. Caracterizou-se por um método qualitativo do tipo etnográfico. A coleta das informações foram através de análise documental, entrevistas semi-estruturadas, observações das aulas ministradas pelos professores e acadêmicos nos estágios supervisionados. Na análise dos resultados utilizou-se a técnica de triangulação dos dados. Identificou-se que a estrutura da formação profissional, necessita avançar academicamente nesta temática, podendo ter um efeito positivo nas repercussões, transformações e concepções desejadas no processo de inclusão na Educação Física escolar. Sugerindo-se que o Curso realize uma revisão das ementas nas disciplinas que refletem esta temática, para que possam ajudar a proporcionar vivências e aprendizados específicos aos acadêmicos. A sugestão poderá contribuir com a continuidade do processo de construção do Projeto Pedagógico que o curso vem realizando, condizente com a proposta do Centro Universitário e com os anseios da sociedade.