A Formação em Educação Física no Ensino à Distância

Por: Alexandra da Silva Santos, André Malina, ângela Celeste Barreto de Azevedo, Caroline Arnaldo Ortiz, Henrique Azevedo Goes e Jennifer Aline Zanela.

XXI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VIII CONICE - CONBRACE

Send to Kindle


Resumo

INTRODUÇÃO

A oferta da EaD é assegurada no artigo 80 pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. A sua normatização e difusão pelo Brasil ganha destaque em instituições públicas com a criação do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) em 2006. Diversas Instituições de Ensino Superior (IES) Públicas do Brasil são integrantes do sistema UAB. Cabe compreender, no entanto, que propostas como o da UAB faz parte de um projeto societário que expressam um modelo produtivo do Estado capitalista e a EaD passa a ser utilizada como solução para suprir carências educacionais, universalizar o ensino, qualificar sujeitos para atender exigências de mercado. Diante da crescente oferta dessa modalidade de curso, especialmente em instituições particulares, fomos investigar os pressupostos curriculares de organização do curso de EaD em Educação Física de Instituições Públicas e Particulares (IPP) da Região Centro-Oeste. Para tanto, consideramos como objeto de análise as Matrizes Curriculares (MC) dos cursos de EF nas modalidades presencial e à distância. O objetivo é levantar similaridades e diferenças curriculares na proposta de formação humana trazida. A questão da formação é debatida por autores na Educação como Moreira (2006) e na EF em autores como Azevedo (2013). Até os dias atuais, a formação em EF se caracteriza por uma perspectiva técnico-biológica-esportivista. Na sequência, apresentamos nossa investigação com a exposição dos dados coletados e considerações interpretativas à luz de referências de Mèszaros (2002).

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.