Resumo

A presente dissertação teve como objetivo investigar a trajetória dos cursos de formação inicial em Educação Física da Universidade Estadual de Maringá, a partir da análise de documentos, a fim de identificar as principais características que os cursos assumiram ao longo dos anos. A pesquisa é caracterizada como qualitativa, de cunho descritivo e documental. A amostra da pesquisa foi composta por aproximadamente 1.611 documentos, dentre eles projetos pedagógicos, matrizes curriculares, ementas de disciplinas e documentos referentes às alterações curriculares dos cursos de Educação Física (EF), sendo bacharelado e licenciatura de uma Instituição de Ensino Superior pública do estado do Paraná, desde a sua criação, 1972, até o ano de 2021. Esses documentos foram solicitados via Secretaria do Departamento de Educação Física, coletados no acervo da secretaria e em arquivos mortos disponibilizados em uma sala externa à secretaria e por meio da busca de documentos disponibilizados de maneira online nos sites dos colegiados superiores da universidade. Para complementar as discussões e informações, utilizamos os documentos legislativos de nível nacional e institucional, que nortearam as principais mudanças dos cursos ao longo dos anos. Num primeiro momento, os dados da pesquisa foram apresentados de maneira quantitativa, demonstrando o panorama dos resultados encontrados e, posteriormente, os dados foram apresentados de forma qualitativa e descritiva. Para que isso fosse possível, os documentos foram lidos, organizados em categorias definidas à posteriori à análise dos dados (LUDKE; ANDRÉ, 1986; LAKATOS; MARCONI, 2003; CELLARD, 2008; GIL, 2017). Os resultados indicaram que as orientações trazidas em nível nacional pelas resoluções publicadas contribuíram para a construção do currículo do curso ofertado atualmente pela instituição, que toda a trajetória analisada e descrita permitiu afirmarmos a importância desses documentos. Entretanto, devemos considerar que existe um compilado de ações realizadas pela universidade a fim de construir um currículo cada vez mais qualificado. Certificamonos de que as resoluções trouxeram mudanças pontuais e avanços para a área e que devemos ressaltar a importância do trabalho desenvolvido pelos docentes do departamento, na busca por formação profissional com vistas à contribuição para o avanço curricular e mais condizente com o período atual.

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