Resumo
O presente estudo foi desenvolvido com o objetivo geral de investigar o perfil dos cursos de educação física do Estado do Paraná, após a reformulação curricular prevista nas Resoluções CNE/CP n. 01 e 02/2002 e CNE/CES n. 07/2004, a fim de verificar se há uma identidade própria para a formação em licenciatura e em bacharelado. Caracterizou-se como qualitativo do tipo descritivo. Participaram do estudo 7 Instituições de Ensino Superior, sendo 6 públicas e 1 privada. A composição da fonte de dados compreendeu 12 projetos pedagógicos e 9 entrevistas com os coordenadores dos cursos de licenciatura e bacharelado em educação física. Os critérios utilizados para selecionar as instituições participantes foram: 1) deveria oferecer o curso de educação física no mínimo há dez anos; 2) deveria oferecer o curso de licenciatura e bacharelado em educação física conforme previsto nas Resoluções CNE/CP n.01 e 02/2002 e CNE/CES n.07/2004; 3) ser instituição credenciada pelo Ministério da Educação e Cultura como universidade ou centro universitário; e, 4) aceitar participar da pesquisa. Para o tratamento dos dados, tanto dos documentos (projeto pedagógico) como das entrevistas transcritas, fizemos uso da técnica de análise de conteúdo proposta por Bardin (1977). Os resultados da investigação indicaram que parte das instituições tem se organizado para atender os pressupostos das Diretrizes Curriculares Nacionais para a organização de seus projetos pedagógicos, bem como de sua matriz curricular. Também verificamos pontos positivos com a separação da formação como, por exemplo, melhor atendimento aos interesses dos acadêmicos no que diz respeito à formação específica em licenciatura ou bacharelado, por meio da melhoria na qualidade das disciplinas, bem como aprofundamento docente sobre a área tratada, e como pontos negativos o fato de que alguns docentes não aceitam essa nova configuração e atuam com um discurso voltado somente para a intervenção escolar. Os currículos dos cursos de educação física de licenciatura e de bacharelado não atendem a determinação pedagógica expressa, nas Resoluções CNE/CP n.01 e 02/2002 e CNE/CES n. 07/2004, no que diz respeito às características próprias para cada formação, devido às aproximações encontradas entre os currículos e a falta de identidade dos mesmos. Apontamos neste estudo à necessidade de se repensar a formação inicial em educação física para os cursos de licenciatura e bacharelado, para que os mesmos possuam características próprias, no sentido de promover uma formação coerente com os campos de atuação específicos, atendendo aos ditames pedagógicos defendidos pela legislação pertinente.