Resumo

Este estudo teve como objetivo geral analisar os saberes docentes e os modelos de alternância que emergem do Projeto Pedagógico e dos relatos dos estudantes e professores vinculados ao curso de Educação Física. Como objetivos específicos: (a) identificar o corpo de conhecimento e as práticas profissionais que fundamentam a formação do professor; (b) apontar o modelo de formação escolhido no âmbito da adequação ou reestruturação curricular e; (c) investigar o perfil profissional que emerge do currículo e dos saberes e práticas profissionais do currículo. No caminho seguido optou-se pela pesquisa qualitativa, tendo como paradigma o construtivismo social e como técnicas: fonte documental, questionário, entrevista, análise de conteúdo. Os questionários e as entrevistas foram respondidos por 18 participantes, sendo oito professores e 10 estudantes de uma universidade pública do interior paulista. Entre os resultados identificou-se: (a) os saberes docentes perpassam a formação em questão, com o predomínio do saber disciplinar em relação ao saber experiêncial e demais saberes, dando margem, ainda, para um currículo disciplinar apesar do esforço em caminhar na direção interdisciplinar; (b) as competências, por sua vez, foram entendidas como mais associadas a ação, tomada de decisão e mobilização de estratégias e conteúdos de ensino; (c) analisando o perfil profissional observou-se o delineamento de um perfil que remete à docência com destaque no seu vínculo com a escola; (d) da fala dos estudantes constatou-se uma falta de entendimento no funcionamento do Projeto Integrador que deste modo, não vem cumprindo o seu papel e objetivo; (e) quanto aos modelos de formação em alternância consideramos que há apenas nuances dos modelos.

Acessar Arquivo