A Formação no Curso de Educação Física da Universidade Federal de Santa Maria: as Experiências da Prática Docente
Por Eduarda Somavilla Gonçalves (Autor), Leandra Costa da Costa (Autor), Aline de Souza Caramês (Autor).
Em REBESCOLAR - Revista Brasileira de Educação Física Escolar v. 8, n 2, 2002.
Resumo
O objetivo deste relato concentra-se em compartilhar vivências do processo de formação docente, articulando as experiências proporcionadas pelos Estágios Curriculares Supervisionados e dos Programas Institucionais, como Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e Residência Pedagógica (PRP). A construção do trabalho partiu da troca de experiências feitas entre um grupo de 6 pessoas, entre acadêmicos e professores, do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal de Santa Maria, que participaram dos Programas e Estágios entre os anos de 2018 e 2021. As vivências e experiências adquiridas mostraram-se positivas, somando conhecimentos práticos e teóricos, agregando de maneira integral o processo formativo. Conclui-se que as oportunidades provenientes dos Estágios e Programas Institucionais formam um conjunto de saberes pedagógicos que são de suma importância para a constituição do licenciando como docente.