A Formação Para o Trabalho Científico na Formação de Professores de Educação Física
Por Elza Margarida de Mendonça Peixoto (Autor), Márcia Morschbacher (Autor), Celi Nelza Zulke Taffarel (Autor).
Em XIX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VI Conice - CONBRACE
Resumo
Este artigo relata investigação sobre a formação para o trabalho científico na formação de professores de Educação Física. Pergunta-se: quais são os conhecimentos necessários para a formação de professores de Educação Física para o trabalho científico com consistente base teórica e qual a melhor forma para garantir a assimilação destes conhecimentos? Concluímos que a formação para o trabalho científico demanda o trato com o conhecimento clássico acerca das teorias que vêm sendo desenvolvidas pela humanidade sobre a possibilidade do conhecimento e o critério de verdade, acompanhando este movimento no processo histórico de desenvolvimento do conjunto de teorias do conhecimento que configuram o positivismo, a fenomenologia e o marxismo e seus correspondentes métodos e técnicas de pesquisa, dando atenção especial à expressão destas teorias do conhecimento na Educação Física