Resumo

O objetivo da pesquisa consiste em analisar como os professores dos cursos de Licenciatura em Educação Física da Universidade Estadual de Londrina - UEL compreendem a influência de suas formações pedagógicas e de suas experiências no Ensino Básico na constituição profissional de formadores de professores de Educação Física. A investigação envolveu 18 docentes do curso de Licenciatura em Educação Física da UEL e se deu por meio da aplicação de um questionário com questões abertas e fechadas, e a realização de uma entrevista semiestruturada. O tratamento dos dados foi realizado por meio da análise de conteúdo apresentando uma categorização que correlaciona os resultados em dois eixos basilares representados pelas categorias provenientes da temática da pesquisa (Formação Pedagógica e Experiência na Educação Básica) e subcategorias construídas a partir de conceitos síntese que emergiram da fala dos docentes durante as entrevistas (Importante, determinante e indispensável, e/ou Importante, mas não é determinante e indispensável). Os resultados evidenciam que a maioria dos professores pesquisados - 14 docentes (77,77%) considera a formação pedagógica como sendo uma qualificação importante e indispensável para a atuação de um educador que contribui na formação de outros professores, enquanto que, 4 professores (22,22%) a considera importante, mas não determinante nem indispensável. Quanto aos resultados obtidos sobre a compreensão que os docentes pesquisados possuem a respeito da experiência docente do professor universitário na Educação Básica, a maioria dos professores - 10 deles (55,55%) considera que possuir essa experiência é algo importante, determinante e indispensável. Enquanto que 8 professores (44,44%) concebem essa experiência como fator importante, mas não determinante, nem indispensável, considerando que a ausência de experiência pode ser suprida por outros fatores contributivos. Destaca-se assim a importância dada à formação e à experiência pelos docentes investigados, bem como pela literatura consultada. Nesse sentido, a amplitude de considerações a respeito dos dois fatores constituintes da qualificação docente dos professores universitários questionados pela pesquisa: a Formação Pedagógica e a Experiência Docente na Educação Básica, configura-se de maneira a considerá-los fatores importantes por parte dos entrevistados e cabíveis de maiores estudos e atenção por parte de outras universidades e instituições de Ensino Superior. Isso, tanto no que diz respeito à formação continuada dos educadores, quanto no tocante aos requisitos que constituem os instrumentos de seleção desses docentes, sugerindo desse modo, uma maior atenção e valorização a questão da experiência docente na Educação Básica em se tratando de professores que se candidatam a docentes universitários e atuarão na formação de futuros professores.


 

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