A formação permanente de um professor-pesquisador de educação física no ifrn-cnat: autoestudo e reflexões compartilhadas
Por Ewerton Leonardo da Silva Vieira (Autor), Alison Pereira Batista (Autor), Ivana Lucia da Silva (Autor), Luciana Venâncio (Autor), Luiz Sanches Neto (Autor).
Em Revista de Educação Física, Saúde e Esporte - REFISE v. 4, n 1, 2021.
Resumo
Este artigo refere-se a uma investigação da própria prática, realizada por um professor-pesquisador por meio de um autoestudo colaborativo, no contexto do ensino de conteúdos da educação física. A pesquisa foi realizada pelo professor no contexto de seu trabalho com alunos(as) de uma turma do ensino superior do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) – campus Natal Central (CNAT). O objetivo é apontar os indícios de transições no processo formativo de um professor-pesquisador de educação física, vinculados à noção de formação permanente de professores(as). Discute-se, inicialmente, a metodologia e a pertinência do autoestudo na prática docente. O estudo centra-se em narrativas autobiográficas que focalizaram os saberes mobilizados e apropriados pelo professor-pesquisador no seu contexto de trabalho. Os resultados apontam a importância da colaboração com outros(as) professores(as) – denominados(as) na literatura como “amigos(as) críticos(as)” – que fomentam inquietações e questionamentos e estimulam processos reflexivos. Conclui-se que, por um lado, o autoestudo é uma estratégia coerente e situada de investigação colaborativa da própria prática docente porque, ao compartilhar saberes e entendimentos, promove o desenvolvimento profissional dos(as) professores(as) envolvidos. Por outro lado, há um limite da pesquisa à medida que o foco não está nas vozes dos(as) alunos(as) como sujeitos que também poderiam contribuir para analisar a prática do professor.