Resumo

A presente pesquisa visou avaliar a utilização da gamificação como uma metodologia ativa nas aulas de Educação Física Escolar como aliada no ensino e aprendizagem prático-teórico. Para isso, realizou-se uma revisão sistemática de estudos qualitativos, seguindo as diretrizes do PRISMA. Os seguintes bancos de dados foram usados: Google Acadêmico, portal de periódicos da Capes e SciELO. Como avaliação de qualidade metodológica foi usada a ferramenta Consolidated Criteria for Reporting Qualitative Research (COREQ). Inicialmente, 19.363 estudos foram encontrados; desses, quatro estudos qualitativos foram selecionados que demonstraram que a gamificação facilitou a aprendizagem de conceitos de Educação Física e aumentou o engajamento dos alunos nas aulas. Entretanto, ainda há dificuldades de implementação dessa metodologia nas aulas de Educação Física. A gamificação mostrou-se uma metodologia ativa funcional para a Educação Física Escolar. No entanto, o sucesso também depende do suporte institucional e da familiaridade dos professores com as tecnologias.

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