Resumo

Segundo Rocha e Bastos (2011), no Brasil existiam apenas linhas de pesquisa em cursos de mestrado em Educação Física focados na gestão. Além da formação acadêmica em Educação Física, que é a base para o desenvolvimento do aspirante a gestor do esporte (Santos & Almeida, 2022), uma especialização na área da gestão se faz necessária para a inserção e melhor atuação desse profissional na área da Gestão Esportiva. Para Gomes et al. (2014), a formação profissional deve ser contínua para que conhecimentos sejam obtidos e agregados a cada nova experiência acadêmica e profissional. Segundo Quinaud et al. (2019), a desvalorização da gestão do esporte começa na graduação, quando poucas instituições de ensino oferecem alguma unidade curricular da área. Para Rocha e Bastos (2011), programas na área de gestão de esporte devem contemplar pelo menos sete subáreas distintas: gestão e liderança no esporte, “marketing” esportivo, aspectos legais do esporte, comunicação no esporte e aspectos socioculturais do esporte”. Além da gestão o empreendedorismo assume papel importante na formação acadêmica. Tal perspectiva adota diferentes metodologias de desenvolvimento, onde o acadêmico é protagonista.

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