Resumo
O presente estudo foi desenvolvido com o objetivo geral de investigar os saberes gímnicos necessários à atuação profissional, para a construção de uma proposta de estruturação da área de conhecimento da Ginástica para os currículos dos Cursos de Educação Física. Caracterizou-se como qualitativo, do tipo descritivo, e utilizou o método Delphi, escolhido dentre as abordagens metodológicas qualitativas utilizadas na área de Educação Física por ser considerado o mais adequado a esta investigação. Participaram do estudo 13 professores doutores que trabalham há, no mínimo, dez anos com disciplinas da área da Ginástica e que têm produção significativa nesta área, representando, desta forma, os docentes que atuam nos cursos de Formação Profissional de Educação Física do Brasil. O processo de coleta dos dados aconteceu em três etapas. Na primeira, foi enviado aos participantes da pesquisa o primeiro instrumento que se constituiu de um questionário e, após análise do conteúdo das respostas recebidas, foi confeccionado o segundo instrumento que foi enviado aos participantes para que tomassem conhecimento da totalidade das opiniões do grupo e, assim, pudessem opinar sobre as respostas obtidas. A partir do segundo instrumento, foi elaborado o terceiro, que foi encaminhado aos participantes da pesquisa para que novamente se posicionassem sobre os conhecimentos listados. Os dados foram tratados por análise estatística descritiva e por meio da metodologia análise de conteúdo, proposta por Bardin. Os resultados da investigação indicaram os conhecimentos gímnicos necessários à atuação do professor/profissional de Educação Física, os quais foram discutidos valendo-se do olhar da pesquisadora e do referencial teórico que sustenta o estudo, buscando estabelecer as relações com a formação inicial e as necessidades emergentes na sociedade. Foi apresentada uma proposta de estruturação da área de conhecimento da Ginástica para os currículos dos cursos de Educação Física (licenciatura e graduação), construída segundo os limites e possibilidades encontrados na coleta dos dados e nas novas diretrizes curriculares para a área. Foram apontados possíveis caminhos para o trato com o conhecimento gímnico na formação de professores, tendo em vista que as necessidades sociais atuais pedem novos encaminhamentos educacionais e, como conseqüência, sugerem às Instituições de Ensino Superior um novo professor, capaz de lidar com as novas realidades da prática docente. Sugere-se que novos estudos aconteçam na área, a fim de concretizar a proposta que ora se apresenta e poder, assim, contribuir para uma mudança significativa na Formação Profissional em Educação Física