A Ginástica Como Tema de Investigação nos Programas de Pós‑graduação em Educação Física no Brasil (1980-2020)
Por Lucas Machado de Oliveiraa (Autor), Ademir Faria Piresb (Autor), Ieda Parra Barbosa-rinaldic (Autor), Juliana Pizani (Autor).
Em Revista Brasileira de Ciências do Esporte v. 43, n 1, 2021.
Resumo
Esta pesquisa de característica documental buscou mapear a produção de conhecimento sobre ginástica no período de 1980 a 2020 em teses e dissertações dos programas de pós-graduação stricto sensu em educação física no Brasil e identificar os professores orientadores e Instituições de Ensino Superior (IES) com maior representatividade no tema. Ao todo foram identificadas 20 teses e 109 dissertações. A UNICAMP é a IES responsável por 31% das produções e entre os professores destacam-se Nunomura, M., Nista-Piccolo, V. L. e Souza, E. P. M. A ginástica artística, ginástica rítmica e ginástica para todos são predominantes e perspectivadas, sobretudo, nas áreas sociocultural e pedagógica. Este panorama destaca que outras modalidades e áreas ainda são carentes de estudo