Resumo

O conteúdo ginástica sempre esteve presente na sociedade, seja como preparação física, prevençãoà  saúde,  esportes,  competição,  entre  outros.  Tendo  em  vista  essa  prática  corporal  como  um  dosconteúdos  estruturantes  da  educação  básica,  buscou-se,  com  esse  estudo,  refletir  sobre  suapresença no contexto da educação física escolar, verificando a sua freqüência nas aulas de educaçãofísica de duas escolas da cidade de Maringá - Paraná. Foi aplicado um questionário aos professoresde  um  colégio  estadual  e  um  colégio  particular  da  cidade,  buscando  aferir  os  motivos  pelos  quaisesses  professores  ensinam  ou  não  o  conteúdo  ginástica  em  suas  aulas.  O  contato  com  osprofessores  trouxe-nos  a  percepção  do  quanto  nos  afastamos  dessa  realidade  que  eles  vivenciamnas escolas, e muitas vezes, não imaginamos o quanto os profissionais desconhecem o trabalho comessas  modalidades  no  âmbito  escolar,  visto  que  a  concepção  de  esporte  de  competição  pode  serdeixada  de  lado  quando  nos  referimos  ao  desenvolvimento  integral  do  aluno.  As  análises  dasentrevistas  apontam  que  as  falhas  na  formação  acadêmica  é  o  principal  motivo  para  a  ausência  daginástica  na  escola,  pois  a  falta  de  vivência  com  jogos,  brincadeiras,  experimentação  de  materiaisalternativos  e,  ainda,  a  prática  docente  criativa  durante  a  formação  de  futuros  professores,  torna  osprofissionais  de  educação  física  que  atuam  nas  escolas,  despreparados  e  sem  qualquer  muniçãopara o ensino da ginástica, mesmo que estes reconheçam a sua importância para o desenvolvimentodo aluno.

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