A Ginástica na Realidade Escolar em Duas Escolas na Cidade de Maringá-pr
Por Patrícia Dena Guimarães (Autor), Roseli Terezinha Selicani Teixeira (Autor), Ieda Parra Barbosa-Rinaldi (Autor).
Resumo
O conteúdo ginástica sempre esteve presente na sociedade, seja como preparação física, prevençãoà saúde, esportes, competição, entre outros. Tendo em vista essa prática corporal como um dosconteúdos estruturantes da educação básica, buscou-se, com esse estudo, refletir sobre suapresença no contexto da educação física escolar, verificando a sua freqüência nas aulas de educaçãofísica de duas escolas da cidade de Maringá - Paraná. Foi aplicado um questionário aos professoresde um colégio estadual e um colégio particular da cidade, buscando aferir os motivos pelos quaisesses professores ensinam ou não o conteúdo ginástica em suas aulas. O contato com osprofessores trouxe-nos a percepção do quanto nos afastamos dessa realidade que eles vivenciamnas escolas, e muitas vezes, não imaginamos o quanto os profissionais desconhecem o trabalho comessas modalidades no âmbito escolar, visto que a concepção de esporte de competição pode serdeixada de lado quando nos referimos ao desenvolvimento integral do aluno. As análises dasentrevistas apontam que as falhas na formação acadêmica é o principal motivo para a ausência daginástica na escola, pois a falta de vivência com jogos, brincadeiras, experimentação de materiaisalternativos e, ainda, a prática docente criativa durante a formação de futuros professores, torna osprofissionais de educação física que atuam nas escolas, despreparados e sem qualquer muniçãopara o ensino da ginástica, mesmo que estes reconheçam a sua importância para o desenvolvimentodo aluno.