Resumo

O presente estudo caracteriza-se como qualitativo, do tipo descritivo e focaliza a realidade das disciplinas relacionadas com as manifestações gímnicas na Formação Profissional em Educação Física. Teve como objetivos analisar as disciplinas relacionadas ao núcleo de Ginástica dos Cursos de Licenciatura em Educação Física do Estado do Paraná, visando identificar como se estruturam e desenvolvem seus conteúdos e sua metodologia~ e apontar caminhos para a inserção da Ginástica Geral como componente curricular na formação de profissionais dos Cursos de Licenciatura em Educação Física do Estado do Paraná. A trajetória metodológica do trabalho desenvolveu-se a partir da coleta de dados oriundos de quatro instrumentos de medida: grade curricular~ programas das disciplinas relacionadas com as manifestações gímnicas - entrevista semi-estruturada com os professores das disciplinas relativas às manifestações gímnicas~ e questionário com os acadêmicos formandos. Os dados foram coletados nos 9 (nove) Departamentos ou Faculdades de Licenciatura em Educação Física, das Universidades do Estado do Paraná, pela própria pesquisadora e tratados através da metodologia análise de conteúdo proposta por Bardin (1977), que possibilitou a detecção de temas que direcionaram as discussões do estudo. Ao interpretar os indicadores encontrados nos dados coletados, constatou-se que a realidade das disciplinas relacionadas com as manifestações gímnicas na Formação Profissional em Educação Física não tem favorecido um conhecimento critico ao futuro profissional da área, pois a dimensão técnica é a que se apresenta como predominante nas referidas disciplinas. Conclui que, privilegiando a dimensão técnica, os cursos não estarão formando profissionais capazes de perceber a constante significação e ressignificação dessa manifestação da cultura corporal denominada Ginástica. Nesse sentido, este estudo tem como meta apontar caminhos para que os Cursos de Licenciatura em Educação Física do Estado do Paraná proporcionem um conhecimento que possa dar conta das dimensões socioculturais da Ginástica para justificar a inserção da Ginástica Geral como componente curricular nos mesmos. Sugere-se que sejam desenvolvidos novos estudos, nesta área, a fim de contribuir para uma mudança significativa na Formação Profissional de Licenciatura em Educação Física