Resumo

: A teoria da glocalização é recente e teve sua origem do neologismo glocal, que é a fusão das palavras local e global. O termo glocal começou a ganhar popularidade nos anos 1990 (Roudometof & Dessí, 2022) e a partir daí passou a ser vista com importância em várias áreas do conhecimento, dentre elas a filosofia (Makridis, 2024), o direito (Mancuso, 2023), a economia (Arkhipov & Yeletsky, 2021) a administração (Drori, Höllerer & Walgenbach, 2013) e o esporte (Khondker, 2022). Um dos grandes teóricos da glocalização é o professor Roland Robertson (1995), que foi um dos pioneiros em argumentar que as culturas locais também influenciam a globalização e não estão sendo aniquiladas pela homogeneização da globalização. Em revisão de literatura realizada por Brinkmann & Rocco Jr (2022) sobre a teoria da glocalização na gestão do esporte, com artigos publicados entre 2004 e 2021, os autores identificaram uma lacuna sobre pesquisas brasileiras seguindo essa teoria. Apenas um trabalho foi publicado, o de Rocha & Fink em 2015. O Brasil, que é reconhecido como o país do futebol por inúmeros atores globais (mídia, pesquisadores, atletas etc), tem como entidade administrativa máxima a Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Objetivos: Dada a falta de trabalhos sobre glocalização na gestão do esporte e a importância cada vez maior da comunicação na era digital, os objetivos dessa pesquisa são: 1) entender de que maneira o futebol se tornou um fenômeno cultural no Brasil; 2) analisar de que maneira a CBF se comunica com o público local e global a luz da teoria da glocalização. A metodologia está dividida em três partes. Primeiramente realizou-se uma pesquisa teórica para entender melhor o fenômeno cultural que é o futebol no Brasil. Para isso foram realizadas pesquisas em livros, artigos acadêmicos, ensaios, documentários, filmes e documentos oficiais de entidades ligadas ao esporte. Após o levantamento teórico, partiu-se para a segunda fase na qual foi realizada uma adaptação do instrumento de coleta de dados utilizado por Rocco Jr (2015), para levantar dados sobre a comunicação do site oficial da CBF. Esse instrumento foi validado por 4 juízes (2 doutores e 2 profissionais com experiência na área). Posteriormente à coleta de dados no site, foi desenvolvido um roteiro de entrevista semiestruturada (também com validação dos juízes) para entrevistar um(a) pesquisador(a) na área da comunicação organizacional no esporte com titulação de doutorado e experiência prática. A primeira parte da metodologia está relacionada ao primeiro objetivo da pesquisa e foi realizada no primeiro semestre de 2023

Acessar