Resumo

Esta tese ocupa-se da disciplina História da Educação Física e sua institucionalização nos currículos dos cursos de formação em educação física entre os anos de 1929 a 1958. A análise da disciplina História da Educação Física através dos currículos dos cursos permitiu estabelecer conexões com a história da formação de professores em Educação Física no Brasil através da análise das relações entre as instituições de ensino e seus currículos com os professores e suas produções acerca da disciplina supracitada. Interessou compreender de forma mais ampliada como a disciplina se estabeleceu num contexto institucional e político a partir do início dos anos de 1930 na educação física brasileira e de forma mais internalista como esta poderia ser revelada através de seus conteúdos e finalidades pelos compêndios, livros e programas de ensino considerados como “práticas” dos professores que a ministraram ao longo das três décadas dos cursos analisados. Tais análises tiveram como ponto de partida as propostas teóricas de Ivor Goodson (1990, 2000) sobre a história social do currículo e das disciplinas e das indicações de André Chervel (1990) e suas proposições sobre a gênese, a função e o funcionamento de uma disciplina. Esse escopo teórico aliado às fontes tentou mostrar o processo de institucionalização da disciplina HEF levando em consideração as instituições de ensino, seus cursos e os sujeitos, professores que a produziram. Considerando que foi pelo processo de escolarização da educação física e pela necessidade da formação de professores que a disciplina passa a fazer parte dessa formação profissional, a disciplina HEF é posta em relação ao contexto de produção de seus professores através da investigação da trajetória profissional destes. Esse movimento de estabelecer indicativos institucionais e de revelar os conteúdos da disciplina através dos programas de ensino, livros e compêndios revelou que a disciplina parece, ao longo do período analisado, contribuir para o estabelecimento de subsídios teóricos aos processos pedagógicos da formação em educação física. A produção dos professores mostrou que uma das grandes finalidades da disciplina esteve conectada à legitimação do Método Francês de educação física no Brasil ao longo dos anos de 1930. Marcadamente uma disciplina teórica, a História da Educação Física permeou o currículo de todos os cursos analisados estabelecendo uma leitura “estrangeira” da história da educação física como forma de legitimar a formação pedagógica para a atuação da educação física. A partir da década 1940 a disciplina tem seus temas ampliados para as questões “nacionais” indicando a projeção de futuros métodos ou sistemas de Educação Física nacionais contribuindo para a construção de um lugar para a História da Educação Física nacional dentro de seus programas. O alinhamento da História da Educação Física com os temas da História Universal de forma linear e cronológica, a história filosófica devedora da Antiguidade e a tentativa de estabelecer uma utilidade para a História para a Educação Física foram permanências da disciplina ao longo das décadas analisadas. As fontes mobilizadas permitiram a investigação das concepções de seu ensino compreendendo os temas e conteúdos em jogo nesse processo em conjunto com ações institucionais elaboradas pelo Estado Novo através da Divisão de Educação Física. Observou-se uma preocupação de que a disciplina ocupasse um lugar de aparente transição “teórica” para “prática” naqueles currículos aliadas às seções pedagógicas dos mesmos. Foi notório nesse processo, que a disciplina História da Educação Física pudesse fornecer teorias explicativas capazes de articular o passado corroborando com os métodos de intervenção pedagógicos de seu presente. 

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