A história e seu uso no coletivo de autores

Por

Parte de Histórias da Educação Física no Brasil . páginas 234 - 248

Resumo

Este estudo objetiva analisar a compreensão e uso da história no livro Metodologia do Ensino da Educação Física2 (Soares, et al., 1992 e Castellani Filho, 20093). Tomamos por base as duas edições desta obra, procurando ver as semelhanças e dessemelhanças referentes aos sentidos atribuídos à história, que funciona como eixo de análise e justificativa da proposta didático-pedagógica. O peso da história como fundamento para a ação pode ser medido pelo fato dos autores dedicarem um capítulo específico para a história da Educação Física e por retomarem argumen­tos desse tipo ao longo do texto, inspirados pelo pensamento crítico da Educação (Silva, 1999).

Como modo de organização, trabalhamos com uma análise geral da obra no tocante à história, que se repete nas duas edições. Em segui­da, lidamos com as entrevistas dos autores publicadas na edição de 2009, como posfácio. Estas são a única diferença entre as edições, focando nos­sa atenção às interpretações atribuídas por eles à história.