Resumo

Trata-se de uma pesquisa em fase de execução na Rede Municipal de Ensino de
Porto Alegre (RMEPOA). O tema da investigação é a identização das docentes de
Educação Física da RMEPOA, precisamente os elementos e as especificidades que
envolvem a ação pedagógica das docentes na escola, buscando compreender as
relações que as professoras estabelecem com os/as estudantes, seu envolvimento
com o processo ensino-aprendizagem-pesquisa e sua participação e envoltura nos
processos de formação. O problema de pesquisa pode ser sintetizado da seguinte
forma: Como vem sendo construída a identização das docentes de Educação Física
da RMEPOA? Quais os elementos constitutivos e as especificidades que caracterizam
e constroem essa identização, na perspectiva das professoras? Para fins desse estudo
o conceito de identização tem sido utilizado diferentemente do entendimento de
identidade. VIANNA (1999) buscando explicitar tais conceitos se apóia em autores
como Melucci, que propõem a substituição do conceito de identidade pelo de
identização, o qual tem por objetivo explicitar o processo de construção da identidade
individual evidenciando o caráter processual, auto reflexivo e construído da definição
de nós mesmos. O autor refere-se ao conceito, no que diz respeito "ao exame da
construção do sujeito coletivo e da identidade coletiva que sustenta sua ação". A
pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso qualitativo com enfoque na História
de Vida. Os principais procedimentos para obtenção da informação são: observação
participante, entrevista semi-estruturada e aprofundada, grupo de discussão e narrativa
escrita. O estudo vem sendo realizado em uma Escola Municipal da cidade de
Porto Alegre com 4 professoras de Educação Física.Até o momento foram realizados
o estudo preliminar com aproximadamente 60 horas de observação participante e
uma entrevista semi-estruturada com uma professora colaboradora. As análises e
reflexões preliminares mostram que, nesse caso, as mudanças ocorridas na RMEPOA,
principalmente no que diz respeito à organização do currículo escolar em ciclos de
formação, bem como os momentos de formação docente com ênfase em discussões
teóricas e possibilidades de construção de conhecimento entre as professoras, têm
produzido significativos impactos na constituição da identização desse coletivo
docente. Observamos preliminarmente que alterações profundas nos projetos
políticos pedagógicos das escolas podem contribuir para essa identização.

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