Resumo

A imagem corporal é a maneira pela qual o corpo se apresenta para si
próprio. A indústria cultural pelos meios de comunicação encarrega-se de
criar desejos e reforçar imagens padronizando corpos. Olhares voltam-se
ao corpo na contemporaneidade sendo moldado por atividades físicas,
cirurgias plásticas e tecnologias estéticas. O objetivo deste estudo foi
identificar distorções da Imagem Corporal em estudantes de Educação
Física. A amostra foi composta por 102 alunos (47F/55M) de uma cidade
do interior de São Paulo. Como instrumento utilizou-se o Body Shape
Q u e s t i o n n a re (CO R DA S & CA S T I L H O, 1 9 9 4 ) e m q u e fo i ap l i c a d o
coletivamente. Os dados obtidos na presente pesquisa, juntamente com os
dados encontrados na literatura, permite-nos fazer algumas considerações
e reflexões no âmbito da Educação Física, bem como os valores associados
aos profissionais da área. Dentre os variados significados construídos pela
mídia, notoriamente, há determinados padrões de estética corporal que
são largamente difundidos, assim como um interesse crescente do culto ao
corpo. BALLONE (2004) nos diz que os transtornos derivados pela excessiva
preocupação com o corpo estão se convertendo numa verdadeira epidemia.
Diante do exposto, é de extrema urgência repensar o papel da Educação
Física nesta sociedade pós-moderna, cujos valores são intensamente
propagados pela mídia, conforme vimos anteriormente e que somente com
um olhar crítico desses profissionais sobre a busca compulsiva pela beleza
física, poderá coibir os excessos a que estamos assistindo hoje. Sendo assim,
o profissional deve ter consciência de que o foco está nas necessidades do
aluno, orientando-os em um processo consistente e coerente na busca de
uma melhor qualidade de vida.

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