Resumo

Introdução: A Ginástica Para Todos (GPT), em sua premissa pedagógica, perpassa a centralidade do praticante e da proposta prática, seus gestos ginásticos, em sintonia com outras formas de expressão corporal também elucidam realidades, ficções e desejos, dispõe de possibilidades, de vivências variadas priorizando diversas manifestações culturais. Assumpção (2018) identificou pouca difusão da GPT dentro dos projetos sociais que resultou na dificuldade de encontrar trabalhos que abordam seus procedimentos, detectou-se também, a relevância de estudos para diagnosticar a GPT junto às ações no terceiro setor (TS). Para adentrar ao universo de uma prática que valoriza as experiências e a identidade dos seus praticantes, trazer o estudo territorial para implantar a proposta pedagógica e formas de abordagens didáticas oriundas desses saberes se torna elemento fundamental para o processo. Objetivo: Esse ensaio objetiva trazer dados e reflexões sobre a importância da GPT no TS em ações para jovens em situação de vulnerabilidade com escuta ampliada para o indivíduo, considerando seu território. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa bibliográfica com aporte de uma análise documental de perfil de estudo de caso que visa a introdução da GPT nos espaços do TS. Resultados: As características dos jovens vistas através da compreensão do seu território, podem auxiliar na construção de um plano de ação efetivo com valorização e pertencimento no protagonismo. Nesse caso será necessária compreensão e superação para evitar que o projeto se torne impotente durante o processo que ora virá a se constituir. Conclusão: Pelo fato da GPT viver em constante dinamicidade, sofrendo influências locais e das particularidades de cada território, concluímos que, somente o projeto teórico não é capaz de nos trazer respostas, a pesquisa prática poderá nos ajudar na compreensão de qual o caminho devemos seguir, tateando as alternâncias de evolução e as modificações que possam surgir no âmbito da sua realização.

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