A Importância da Metodologia Como Facilitador do Processo de Ensino Aprendizagem
Por Aglaedna Oliveira Brito (Autor), Taís Bracher Annoroso Soares (Autor).
Em VII Colóquio de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
Resumo
A presente pesquisa trata-se de um estudo sobre a importância da metodologia ativa no processo de aprendizagem teórico-científico garantindo ao discente uma diferenciada participação em seu processo de aprendizagem, proporcionando autonomia individual e fomentando as novas pesquisas na área de sua atuação. A pesquisa foi aplicada através de um relato de experiência. Essa pesquisa tem como objetivo geral mostrar os ganhos da formação profissional diante do uso da metodologia abordada. De acordo com estudo bibliográfico desenvolvido é possível mostrar a ampla aquisição de conhecimentos, como também a desenvoltura das habilidades aprendidas a cerca das experiências teórico-práticas vivenciadas pela autora. Para o embasamento teórico foi aplicada uma revisão bibliográfica da temática, considerando as metodologias do tema abordado, como também uma descrição qualitativa em volta do relato de experiência. Por fim, a pesquisa constatou que a experiência mostra resultados significativos para vida futura profissional com ganhos favoráveis nas áreas cognitivas e psicomotoras através das habilidades desenvolvidas no decorrer do curso.