A inclusão de alunos com deficiência física nas aulas de educação física
Por Juliana Alves Miranda Andrade (Autor), José Janailson Guedes da Rocha (Autor).
Em Revista Eletrônica Nacional de Educação Física - RENEF v. 5, n 6, 2022.
Resumo
O estudo envolveu a inclusão de alunos com deficiência física nas aulas de educação física. O objetivo é demonstrar aspectos relevantes da inclusão de qualidade nas aulas de educação física para alunos com deficiência física. A Educação Física ajuda e motiva os alunos com necessidades especiais. Por meio do curso, os alunos melhoram sua autoestima, autoconhecimento, autocontrole, suas habilidades psicomotoras e sociais, e estimulam outros alunos a compreender, aceitar as diferenças e apoiar esse desenvolvimento. Nos objetivos específicos, buscamos compreender a inclusão da pessoa com deficiência na educação física escolar; enfatizar a importância desta para o desenvolvimento das habilidades físicas de crianças com deficiência física e destacar a importância da estrutura física do ambiente escolar. O método utilizado foi baseado em revisão de literatura por alguns autores, que foi útil para o desenvolvimento. A conclusão desta pesquisa é que escolas e professores devem estar preparados para acolher e atender adequadamente os alunos com deficiência física, mudando a forma como os alunos comunicam entre si para que todos compartilhem os mesmos conteúdos e experiências.