A Inclusão do Aluno com Deficiência Visual nas Atividades Circenses Sob a Perspectiva dos Profissionais da área
Por Bianca Arantes Martins Yogui (Autor), Eliana de Toledo (Autor), Marco Antonio Coelho Bortoleto (Autor).
Em Corpoconsciência v. 21, n 1, 2017. Da página 70 a 79
Resumo
A fragilidade na formação profissional tem sido apontada como um fator inibidor das práticas esportivas e culturais para pessoas com deficiências. Uma das práticas que fazem interface com essas áreas é o circo. Nesse contexto, esta pesquisa objetivou analisar a inclusão do aluno com deficiência visual nas práticas circenses, com base na concepção dos professores. Considerando esta uma pesquisa exploratória, utilizamos como instrumento um questionário aplicado a 15 professores que atuam nessa área. Os dados apontaram que os professores consideram a prática do circo por pessoas com deficiência visual possível, porém não se sentem preparados para atuar, mostrando-se dispostos a buscar conhecimentos e criar meios para viabilizar essa participação. Podemos concluir que ainda é um desafio a inclusão de pessoas com deficiência visual no circo de uma forma segura e eficiente.
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