A Inclusão dos Alunos com Necessidades Especiais em Aulas de Educação Física Escolar
Por Juliano Daniel Boscatto (Autor), Jéssica Dal Piás (Autor).
Em XVII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IV Conice - CONBRACE
Resumo
Pesquisas realizadas no Brasil revelaram que 14,5% da população (24,5 milhões de pessoas) possuem algum tipo de necessidade especial. A preocupação que se tem, é saber se estas pessoas estão sendo incluídas no âmbito educacional, mais precisamente nas aulas de Educação Física. Este estudo objetivou analisar como os alunos com necessidades especiais, estão sendo incluídos das aulas de Educação Física, no município de São Miguel do Oeste. Selecionaram-se, três escolas (uma municipal, uma estadual e uma particular), em que foram realizadas observações das aulas e entrevistados professores de Educação Física e os alunos com necessidades especiais. Quatro alunos com necessidades especiais fizeram parte da amostra: um surdo, um com deficiência motora e dois com deficiência intelectual leve. Os resultados encontrados mostram que os professores de Educação Física pesquisados criam estratégias metodológicas para incluírem os alunos em suas aulas.