Resumo

As reflexões aqui desenvolvidas resultam da pesquisa “Educação Física, Projetos Esportivos e Jogos Escolares: aproximações, distanciamentos e desdobramentos”, realizada de Agosto/2009 à Julho/2010, dentro do Programa Bolsas de Licenciatura (PROLICEN) da Universidade Federal de Goiás (UFG). Foi uma pesquisa de cunho bibliográfico, em que se procurou investigar os consensos e dissensos entre as orientações oficiais presentes na legislação, em diretrizes e também em alguns parâmetros, destinadas à educação física escolar, a projetos esportivos (PRAEC e PST) e a jogos escolares (OE). Como resultado diagnosticamos uma incoerência histórica: as orientações destinadas à educação física escolar, desde a década de 1980 no âmbito acadêmico e desde a segunda metade da década de 1990, no âmbito das políticas públicas, indicam o trabalho numa perspectiva renovada e progressista. Pelo contrário, as determinações que se referem aos projetos de fomento ao esporte e aos jogos escolares, mantêm-se presas ao paradigma da aptidão física e esportivista.

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