A Influência da Música nas Aulas de Hidroginástica
Por Aline Dessupoio Chaves (Autor), Caroline Fernandes França (Autor), Suziane Peixoto dos Santos (Autor), Josária Ferraz Amaral (Autor), Regina Maria Rovigatti Simões (Autor).
Resumo
A hidroginástica é uma modalidade de exercício físico caracterizada por exercícios aquáticos específicos, baseados no aproveitamento da resistência da água como sobrecarga. A música é um recurso pedagógico muito utilizado nessas aulas, principalmente, para definir a velocidade de execução dos movimentos e tornar a prática mais alegre e motivante. Sendo assim, este estudo teve como objetivo investigar o papel da música no que concerne a motivação para a prática e permanência na hidroginástica, bem como a sua utilização no estabelecimento de ritmo na execução dos movimentos. Participaram do estudo100 indivíduos adultos (64,37±3,23) anos, de ambos os sexos, praticantes de hidroginástica de uma instituição pública, localizada na cidade de Uberaba – MG. Foi realizada entrevista estruturada, individualmente, antes ou após a aula de hidroginástica. A análise dos dados foi conduzida utilizando a técnica do Discurso de Sujeito Coletivo. Observou-se que a maioria dos participantes se matriculou na hidroginástica devido a utilização da música nas aulas e, muitos deles realizam os exercícios no ritmo dela. Portanto, a música é um fator importante nas aulas de hidroginástica, favorecendo o bem-estar e a alegria durante os exercícios propostos, independentemente, do objetivo do aluno em relação com a prática.