Resumo

A hidroginástica é uma modalidade de exercício físico caracterizada por exercícios aquáticos específicos, baseados no aproveitamento da resistência da água como sobrecarga. A música é um recurso pedagógico muito utilizado nessas aulas, principalmente, para definir a velocidade de execução dos movimentos e tornar a prática mais alegre e motivante. Sendo assim, este estudo teve como objetivo investigar o papel da música no que concerne a motivação para a prática e permanência na hidroginástica, bem como a sua utilização no estabelecimento de ritmo na execução dos movimentos. Participaram do estudo100 indivíduos adultos (64,37±3,23) anos, de ambos os sexos, praticantes de hidroginástica de uma instituição pública, localizada na cidade de Uberaba – MG. Foi realizada entrevista estruturada, individualmente, antes ou após a aula de hidroginástica. A análise dos dados foi conduzida utilizando a técnica do Discurso de Sujeito Coletivo. Observou-se que a maioria dos participantes se matriculou na hidroginástica devido a utilização da música nas aulas e, muitos deles realizam os exercícios no ritmo dela. Portanto, a música é um fator importante nas aulas de hidroginástica, favorecendo o bem-estar e a alegria durante os exercícios propostos, independentemente, do objetivo do aluno em relação com a prática.

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