Resumo

Introdução: A Extensão Universitária compõe um dos pilares do Ensino Superior, sendo parte fundamental para a formação do docente e emancipação dos conhecimentos para a sociedade. Os Projetos de Extensão em Lutas proporcionam um ambiente favorável para aplicação e aprimoramento de abordagens pedagógicas, não se limitando aos conhecimentos empíricos, comumente adotados em academias de lutas por professores ex-atletas, como aponta a literatura. Objetivo: Este relato de experiência visa apresentar as práticas pedagógicas abordadas nos Projetos de Extensão Universitárias em Jiu Jitsu sem kimono e Wrestling, na Faculdade de Educação Física (FEFUNICAMP), através dos projetos de iniciação esportiva para adultos. Desenvolvimento: Os projetos foram abertos à comunidade, os participantes realizaram a inscrição pela plataforma online da própria Universidade. Nos projetos foram aplicadas metodologias de ensino não convencionais no âmbito das academias de lutas, como o Teaching Game for Understanding (TGFU) e o método global-funcional, como o intuito de promover a autonomia dos praticantes. Sugestões: Foi possível constatar a necessidade de maiores aprofundamentos sobre a pedagogia das Lutas, seja no âmbito teórico, através do desenvolvimento de pesquisas, bem como no campo prático, já que os Projetos de Extensão oferecem um espaço fértil para o desenvolvimento e discussões sobre estratégias pedagógicas condizentes para diferentes contextos e públicos, desde a iniciação esportiva em academias, até a tematização do conteúdo Lutas nas escolas. Assim, a importância da participação dos alunos de graduação nos Projetos de Extensão também foi evidenciada, a fim de que esses mesmos possam exercitar a prática da docência, além de agregar conhecimentos que podem ser transferidos para seu campo de atuação. 

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