Resumo

Este estudo teve como hipótese a institucionalização, em forma de igrejas, do movimento religioso dos surfistas evangélicos, ocorrido em Florianópolis, oportunizando a abertura de caminhos para a criação de várias instituições religiosas e a expansão do neopentecostalismo na cidade. A opção teórico-metodológica# foi pela História Oral e das entrevistas realizadas com pessoas e atletas que participaram do movimento, identificou-se que (a) o movimento surgiu no meio esportivo do surfe através da #experiência religiosa# do seu fundador; (b) com ele se uniram outros atletas formando as demais lideranças; (c) as drogas, o vazio existencial foram motivações preponderantes no processo de conversão religiosa; e (d) o movimento apresentou duas fases distintas e (e) contou sempre com o aporte de uma igreja evangélica. Na primeira fase, compreendendo o decênio 1982-1992, o movimento foi #um braço# da Igreja Batista Betel, responsável pelas primeiras orientações doutrinárias ao idealizador do movimento, Bita Pereira, em suas pregações em espaços laicos diversos, muitos deles alocados pela própria Igreja. Entretanto, esta relação Igreja e movimento não ficou ilesa de tensões, discordâncias referentes aos posicionamentos bíblicos e aos novos usos e costumes, ocorrendo a ruptura entre estes dois segmentos. Na segunda fase, de 1992-2006, o movimento se constituiu #no corpo# da Igreja #Renascer Floripa#, fruto do convite feito pelo pastor Hernandes, fundador da Igreja Renascer em Cristo, ao casal Pereira, para que fundasse a primeira filial desta Igreja. Isso marcou o processo de consolidação da sua institucionalização, que culminou, então com o surgimento de outras igrejas, fundadas a partir das lideranças do movimento. Da transformação de um único movimento em diversas igrejas, algumas tensões repetiram-se e sobressaíram-se outras como as concorrências, os conflitos, as disputas e as rupturas. A institucionalização suscitou, por exemplo: (1) a configuração de novos #guias religiosos e, até políticos, assim como (2) a ampliação de outras manifestações da religiosidade pautadas na prosperidade, no mercado de ofertas e no marketing religioso.

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