A Interdisciplinaridade e Sua Relação com a Educação Física Escolar
Por Dayane Ramos Dórea (Autor).
Em XVII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IV Conice - CONBRACE
Resumo
O presente trabalho pretende discutir a importância da Educação Física na escola, num contexto interdisciplinar, para se colocar neste contexto como área de conhecimento legítimo. Quanto a elaboração do trabalho, que consta em uma revisão bibliográfica, coube a todo material recolhido ser submetido a uma triagem, a partir da qual foi possível estabelecer um plano de leitura atenta e sistemática que se fez acompanhar de anotações e fichamentos que serviram à fundamentação teórica do estudo. Para realizar a tarefa interdisciplinar, a Educação Física deve, acima de tudo, preservar, manter e aprofundar a sua especificidade, legitimando-se na escola. Para tanto, não deve colocar-se à parte ou alheia. Neste sentido, tomo como ponto de partida a análise do conhecimento específico da Educação Física Escolar, para então fundamentar as perspectivas sobre a sua interdisciplinaridade.